Personalidade Patológica e o fim do DEM

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Não vou entrar no mérito da história do Democratas, o DEM, por que desde 2007 ele já tem muita coisa para contar. Vou me ater ao apogeu. Ou seja, no seu quadro clínico de personalidade patológica, que é grave. Aliás, o problema do DEM em si, não é apenas do partido, mas dos membros que o compõem. É como trocar seis por meia dúzia.

Agora querem não... Já fundaram o Partido Social Democrático, o PSD. O DEM não... O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Os integrantes do Democratas estão se bandiando para o novo partido, que já não é tão novo assim... Para quem não se lembra ou não viveu à época, o PSD é mais velho que meus pais. O PSD foi um partido político brasileiro, fundado em 17 de julho de 1945 e extinto pela
ditadura militar, pelo Ato Institucional Número Dois, o AI-2, em 27 de outubro de 1965. Então esse papo de fundar é conversa para boi dormir. Ainda mais se disserem que trará os mesmos valores do passado. O que seria uma mentira braba.

Essa ressucitação está comovendo e movendo muitos políticos para a "nova" sigla. E quem é do DEM ou está indo, ou está lutando contra o vento para manter os colegas. Uma luta em vão. Isso se chama personalidade patológica e o DEM pode se enquadrar nos oito gêneros ao mesmo tempo, como Anti-Social, Borderline, Paranóide, Histriônico, Evitação, Dependente, Esquizóide e Obsessiva.


O fato é que o DEM sempre foi dependente do PSDB e PPS. No entanto, com os diversos escândalos em que se envolveu a crise de personalidade patógica começou a se agravar. Pois, quem não queria ter o nome sujo se afastou. O PSDB praticamente não existe também, oras... José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso, são os únicos nomes lembrados na sigla. Claro, que temos mais nomes como Yeda Crusius? Nelson Marchezan Tataraneto? Não.. Esses aí não seguram a bronca... E tem mais o PMDB. Se o José Ribamar, digo, o Sarney morrer e o restinho de nada, como Michel Temer e Mendes Ribeiro Filho baterem as botas... Acabou...

Ou seja, a criação do PSD vem para desbancar de vez a oposição ao governo. Não demora muito, em breve vão falar que um partido não pode ficar tanto tempo no governo. Oras... Convenhamos que isso sim é democracia... O povo elege quem quiser não é mesmo? Entretanto, vai chegar uma hora que a direita política brasileira vai encontrar seu caminho... Recomendo o filme do Oliver Stone, é velho mas vale a pena, se chama "Ao Sul da Fronteira".

0 comentários:

 
Compasso Político