Fidel Castro e a luta pelo sistema Comunista

terça-feira, 19 de abril de 2011

Alguém sabe dizer há quantos anos o capitalismo combate o sistema comunista? Aliás, esse combate só existe, por que o comunismo é... Ou era um perigo para o oponente. Muita gente ainda se confunde com essa questão. Como se o comunismo fosse acabar com a democracia de um país. Piadas para cá e piadas para lá minimizam a forma como o sistema comunista visa melhorar a distribuição das arrecadações.

O fato é que em Cuba, a população carece de inúmeros produtos, como sabonete, pasta de dente, balas de goma, eletroeletrônicos, móveis e o escambáu a quatro, pelo embargo capitalista. Ou seja, um sistema que se diz democrático, liderado pelos Estados Unidos, Inglaterra, Israel e demais alianças, simplesmente, deixam de lado a questão comercial com um país que tem o direito de ter o sistema que quiser. No entanto, entramos numa questão muito delicada. Pois, aí notamos regimes autoritários, até mesmo ditatoriais, como o de Kadafi, cujo povo dividido ora implora por mudança, ora pede pela permanência do líder no governo. Como lidar com essa situação se não fosse a imprensa, que tem como obrigação e direito fornecer informações mais próximas da realidade, sempre observando os dois ou três lados da moeda?

Quantas tribos indígenas sobrevivem em harmonia em um regime de trocas? Em um equilíbrio de bens, onde não há ricos ou pobres... Mas uma hierarquia, em que se respeita o mais velho, o chefe da tribo, o pajé, onde as crianças são tratadas com carinho e desde pequenas podem acompanhar seus pais nos afazeres... Onde não há preconceito... Onde há pureza... Onde a única necessidade para se viver advém da terra considerada sagrada, da água como sangue vivo do planeta... Não digo que não vivem ou viveram em conflito com outras tribos, por que o bem e o mal sempre existiram e sempre vão existir. Entretanto, esse modus vivendi não é combatido... Digo, é... Centenas de terras são tomadas dos índios... Centenas e milhares deles ainda são assassinados... Tabacos industrializados, cachaças e drogas são infiltradas para deturpar o que há de mais puro neste país que ainda é composto por covardes e interesseiros.

Até quando a publicidade irá deixar a população cubana excitada com os produtos americanos? Será que é tão difícil assim buscar a harmonia entre povos e religiões? O que é necessário para que as pessoas sejam cada vez mais humanizadas, sensibilizadas com a situação alheia? É possível um mundo sustentável? Um investimento pesado na saúde, na educação, na formação de cientístas, de pensadores, de humanos... Às vezes penso que o ser humano é uma praga antropofágica, que ao chegar no limite só restará escombros, ossos e pedras para contar a história.

1 comentários:

Emmanuel Denaui disse...

Caro amigo, no meu entender, és otimista.. Mas confesso que é saboroso imaginar algo assim, tão simples, tão eficaz, tão divino..
Acho que de tudo que o homem criou ao longo do seu desenvolvimento, talvez a pior coisa que se tenha criado no planeta e sem exageros seja o dinheiro. Acho que isso resume bem minha forma de pensar e de agir.. baita texto! Baita blog! abraço!

 
Compasso Político