Réu do mensalão é aceito de volta no PT

sábado, 30 de abril de 2011

O Diretório Nacional do PT aprovou ontem (29), com 60 votos a favor, 15 contrários e duas abstenções, o retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares aos quadros do partido.
Apesar de algumas manifestações contrárias ao perdão daquele que foi um dos personagens centrais do escândalo do mensalão, de 2005, após horas de discussão os petistas consideraram que ele pagou pelos erros que cometeu ao ser expulso do partido, seis anos atrás.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, foi um dos que saíram em defesa de Delúbio ao dizer que, em sua opinião, o ex-tesoureiro não agiu “em causa própria” em 2005 nem pode ser considerado um “corrupto”.


- Quando eu votei pela expulsão, foi pela gestão temerária [dele].


Com a volta ao PT, Delúbio, que não compareceu à reunião do Diretório Nacional, realizada em Brasília, poderá ser candidato nas eleições municipais de 2012 em Goiás, seu Estado.
Ele protocolou seu pedido de refiliação na quinta-feira (28) e, segundo assessores partidários, o documento “curto e grosso” tinha apenas três parágrafos - ao contrário da longa carta que redigiu em sua primeira tentativa de retorno à legenda, em 2009.


Quando, em meio ao escândalo do mensalão, o PT decidiu expulsar seu tesoureiro, a justificativa oficial foi “gestão temerária” dos recursos do partido.
O processo relacionado ao mensalão está no STF (Supremo Tribunal Federal) e tem 38 réus. Delúbio é um deles. A previsão é de que o julgamento ocorra no ano que vem.


Reuters

0 comentários:

 
Compasso Político