A Reforma Política está prestes a se concretizar

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A grande promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, a votação de uma reforma política, pode estar chegando a seus últimos capítulos. A informação foi dada, infelizmente, pela senadora Ana Amélia Lemos, do Partido Progressista, em Porto Alegre, que define a criação de um Fórum, composto por 13 partidos, para debater as possíveis alterações na legislação eleitoral brasileira. Conforme Ana Amélia, um relatório feito por uma Comissão Especial do Senado sobre o tema deve ser entregue ao presidente do Congresso, José Ribamar, digo, Sarney, na próxima semana.

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adão Villaverde, do PT, destacou que a Reforma Política deve ser debatida por toda a sociedade e que a criação deste fórum que congrega políticos e entidades de classe é uma oportunidade para discutir mudanças profundas no sistema político.


Um dos pontos mais polêmicos da reforma é a proposta do financiamento público de campanhas. O advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos, criticou a forma como está sendo tratado o assunto. Para ele, os partidos já recebem o fundo partidário, o que deveria ser suficiente.
Ao todo, o fórum deve ter 11 reuniões com diferentes convidados. No próximo encontro será a vez dos deputados federais apresentarem suas impressões sobre o tema.

0 comentários:

 
Compasso Político