Cortina de fumaça, literalmente, nos fatos do Estado

quinta-feira, 7 de abril de 2011

São tantas coisas acontecendo que no fim das contas se escolhe um assunto e bola para frente... Até hoje no início da manhã, o assunto era a polêmica da maconha saborosa... Em função da aula-magna, que o governador Tarso Genro participou, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema era "Universidade e o futuro da República". O governador respondeu a um aluno: "na minha época, a gente não fumava maconha não por não ter vontade, mas porque as condições de segurança em que a gente vivia, na clandestinidade, adicionavam mais uma questão de insegurança que é a maconha, apenas por isso", e complementou: "mas dizem que é muito saboroso".

Aí... Por volta das 8 horas da manhã... Um demente religioso como foi descrito pelo porta-voz da polícia militar do Rio de Janeiro, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro Realengo, zona oeste da capital carioca e matou 12 alunos e deixou outros 24 feridos... Neste momento pararam o mundo! Os olhos se voltaram para o Rio... Um assunto complicadíssimo e que merece sim todos os holofotes da imprensa!

Lembrando que ontem a capa dos jornais eram os destroços encontrados do avião da Air France... Hoje, no Rio Grande do Sul era a vinda do Ministro da Educação, Fernando Haddad, a força-tarefa do governo do Estado, CPI da Juventude no município, e por aí vai... Isso que nem se fala mais na morte do ex-vice-presidente José Alencar e também, do guerrilheiro da notícia, Flávio Alcaraz Gomes. Literalmente, uma cortina de fumaça. No entanto, é uma tragédia que chocou o Brasil e repercutiu no mundo.

5 comentários:

Marco Aurélio disse...

Como todos os outros, este post também é merecedor de um comentário.
Aqui em Buenos Aires a notícia do dia foi "Você viu o que aonteceu no Rio de Janeiro?" - não é que às vezes eu sinta vergonha de ser brasileiro, nunca - o que acontece é que às vezes eu sinto vergonha das atitudes dos brasileiros. Aliás, seria mesmo este "demente religioso" um brasileiro? Pessoas com comportamentos assim ou semelhantes, com certeza, não são representantes de um povo ou de um nação; não conseguem passar nem em exames de fezes (se houvesse uma qualificação para tal). Agora, pense comigo, do que serão os alunos do ensino fundamental desta escola senão crianças frustradas e traumatizadas em relação à escola?
No Japão houve outro terremoto - que por sinal, afetou o México - mas nem assim a imprensa mundial consegue tirar os olhos do Rio de Janeiro. A raça humana conseguiu superar, mais uma vez, a mãe natureza, e agora com crueldade.
Isso sem contar os demais fatos relatados no post. Bom, parece que gritaram de Brasília capital FIRE IN THE HOLE e que a cortina de fumaça vai demorar a passar.

Anônimo disse...

muito bom...

Anônimo disse...

somente não podemos deixar que um fato como esse seja levado para o cunho religioso, uma vez é habito da mídia buscar a culpa em outro ambito (filme, musica, religião) desviando assim a real causa.

Anônimo disse...

Pelo menos se repercutir pode ser que algumas atitudes sejam tomadas.

Gustavo R. Nunes disse...

Pode ter certeza que essa chacina irá repercutir em vários aspectos. Segurança nas escolas, segurança pública, saúde, religião, desarmamento, etc... Um fato delicado de se comentar e que ainda terá muito o que falar.
Abraços!

 
Compasso Político