Alguém se lembra de Manuel Zelaya?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

No dia 28 de junho de 2009, um domingo, o então candidato a presidente de Honduras, Manuel Zelaya, iniciou uma crise no país com apenas uma sugestão: que fosse feita na eleição para presidente, congressistas e prefeitos, marcada para o dia 29 de novembro de 2009, além do voto, uma pergunta. Os eleitores teriam que responder sim ou não à seguinte questão: "Está de acordo que nas eleições gerais de novembro de 2009 se instale uma quarta urna para decidir sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte que aprove uma nova Constituição política?".

Na reviravolta o interesse dos dois lados. Zelaya queria ficar mais tempo como presidente e com o apoio da população e indígenas, e do outro o então presidente Porfírio Pepe Lobo e os congressistas da época que não admitiram que isso acontecesse. Aliás, o Congresso hondurenho teve que aprovar uma nova lei que invalidava juridicamente a consulta. A nova legislação impediria, portanto, a realização de consultas 180 dias antes e depois das eleições gerais.

Mobilizações nas ruas, conflitos entre populares e exército, Zelaya com medo de ser assassinado fica na embaixada brasileira e pede ajuda a líderes políticos de outros países... Função de um lado, correria de outro... Após um ano de governo com Lobo à frente de Honduras, países que tinham como argumento um golpe de estado, voltaram a se relacionar diplomaticamente, como a maioria dos países da América Central, Estados Unidos, Chile e México. No entanto, países como Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador só irão reconhecer o atual governo se Zelaya puder voltar ao país, com a condição de que não haja perseguição política. Mas, afinal, por onde anda então o Manuel Zelaya? Na República Dominicana desde janeiro de 2010.

0 comentários:

 
Compasso Político