Império do consumo

terça-feira, 29 de março de 2011

Em um índice que vai de zero a duzentos, a intenção de consumo das famílias gaúchas chegou a 135,5 pontos em março, conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio. Uma elevação de 5,5 pontos, em relação a fevereiro.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 7,7 pontos. A pesquisa indica o bom momento da economia estadual, ao desempenho do mercado de trabalho e também, mais confiança do consumidor em função do aumento da renda. Um dos índices que influencia diretamente no consumo é o aumento de 2 e 3% na População Economicamente Ativa, o PEA.

A Perspectiva Profissional é o item da pesquisa que atingiu o maior índice no total 164,6 pontos. Vale ressaltar que a pontuação acima de 100 manifesta um comportamento otimista por parte das famílias.

Claro,
sempre tem um contra-ponto. Depois de seis meses de queda na taxa de desemprego da região metropolitana de Porto Alegre, o percentual voltou levemente a se elevar. O crescimento foi de 0,1%, ou seja, de 7,2 para 7,3%, de dezembro de 2010 a março de 2011.

Apesar da elevação, esse índice representa a segunda menor taxa de desemprego desde 1992, perdendo somente para dezembro de 2010. De acordo com o coordenador da pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, Eduardo Schneider, a votação do novo piso salarial no senado, assim como no Rio Grande do Sul, não deve elevar o índice de desemprego nos próximos meses.

O principal motivo para a estabilidade na taxa de elevação de desemprego na região metropolitana da capital gaúcha, é o crescimento da atividade de setores como indústria, comércio e apesar de uma baixa sazonal, ou seja, devido ao período do ano, o setor da construção civil teve alta de mão de obra em relação ao último mês do ano passado.

0 comentários:

 
Compasso Político