Força-Tarefa é o BOPE para os governos anteriores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nesta segunda-feira, a primeira visita oficial da Força-Tarefa ao DAER-RS foi marcada por uma reunião junto ao Diretor-Geral do Departamento, Marcos Ledermann. O encontro conforme o Secretário Estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, teve como objetivo formalizar intenções de reestruturação no órgão, que passou por denúncias de irregularidades no mês passado.

Ainda de acordo com o Secretário Estadual de Infraestrutura, inúmeros instrumentos poderão ser utilizados para penalizar os infratores. Como processos administrativos disciplinares, sindicâncias, auditorias e oitivas. Ou seja, em primeira instância, além da Força-Tarefa ter sido
criada pelo governo do Rio Grande do Sul, para investigar irregularidades no DAER, é um processo administrativo que tem como premissa levantar subsídios para investigações. A Procuradora-Adjunta para Assuntos Institucionais da PGE, Helena Beatriz Coelho, entregou após a reunião com o DAER-RS, um relatório com apontamentos feito pelo MP ao secretário Beto Albuquerque. O conteúdo ainda é uma incógnita. No entanto, deverá ser feito um cruzamento com os levantamentos já feitos pelo Ministério Público de Contas.

Segundo o Procurador-Geral do MPC, Geraldo Da Camino, já foram detectadas irregularidades que se perpetuam ao longo de décadas. "É um órgão muito grande. Essa é uma oportunidade muito importante de corrigir falhas que vêm se perpetuado há anos. Uma delas que na tomada de contas há seis anos foi projeto de proposição diglosa (que gerou conflito de informações) pelo Ministério Público, é a reativação de contratos com a imposição de preços unitários (de determinados itens orçados) levando a prejuízos ao erário".

O cruzamento dos documentos irá nortear os passos da Força-Tarefa, que é composta pelo Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o Sub-Procurador Geral para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, assim como o Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino. O resultado das análises deve ser divulgado até esta sexta-feira.

1 comentários:

Unknown disse...

Isso é só a ponta do iceberg, ainda tem muita coisa pra ser investigada. Vamos dar um voto de confiança para essa "Força-tarefa". Estamos atentos!

 
Compasso Político