Exemplo de segurança

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


O jornal Folha de São Paulo teve acesso a relatório da Secretaria de Direitos Humanos que aponta tortura física e psicológica de crianças do MST durante desocupação da fazenda Southall, em São Gabriel. Ação terminou com treze feridos –incluindo um bebê, machucado no rosto- e a morte de Elton Brum.

Segundo a matéria de Graciliano Rocha e Eduardo Scolese, a secretaria enviou um ofício ao corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Porto no qual cita o "emprego desproporcional e inadequado da força policial letal" e afirma que a brigada está "aparentemente preparada de modo insuficiente para lidar com situações que envolvam o controle de distúrbios civis". Segundo o ofício, assinado por Ailson Silveira Machado, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, "A rigorosa apuração da morte (...), para além de garantir justiça neste caso concreto gravíssimo de violação dos direitos humanos, poderá contribuir para o aperfeiçoamento da Brigada Militar, adequando-a a parâmetros mínimos de polícia democrática".

Sem legitimidade social, destroçado por escândalos de corrupção, o “governo” de Yeda Crusius faz uso intensivo da força policial para buscar alguma estabilidade. Semana passada a Polícia Civil indiciou a presidente do CPERS e o presidente da CUT pela campanha que denunciava a corrupção.

É o Rio Grande dando exemplo na área de segurança.
Confira a matéria na íntegra.

0 comentários:

 
Compasso Político