Guardião

sexta-feira, 13 de março de 2009

O ex-ouvidor da Segurança do Bovinão Adão Paiani não quis esperar as denúncias do PSOL completarem um mês e largou outra bomba no colo da desgovernadora:
Sistema da Segurança é usado para “chantagem e pressão política”, diz ex-ouvidor

O sistema Guardião, utilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para escutas telefônicas autorizadas judicialmente, é usado para “chantagem e pressão política” dentro do governo estadual. As declarações foram dadas à imprensa na manhã desta sexta-feira pelo ex-ouvidor da Segurança Adão Paiani, após encontro que ele teve com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel.

‘Sem dúvida nenhuma. O Guardião hoje está sendo usado de forma totalmente indevida e ilegal. Isso as pessoas há muito tempo sabem, mesmo que neguem publicamente, mas têm medo ou não têm condição de provar isso, coisa que agora eu tenho.’

Paiani relatou que pelo menos duas pessoas foram alvo de espionagem, mas não ele. O ex-ouvidor, que ficou dois anos e meio no cargo, explicou não ter feito antes a denúncia porque lhe faltavam provas. Ele as teria recebido em fevereiro, logo depois do Carnaval. Conforme Paiani, o sistema de escutas ilegais foi articulado na SSP.

Ao ser indagado se tinha atritos na pasta, o ex-ouvidor confirmou que sim, citando o próprio secretário da Segurança Pública, coronel Edson Goularte, e o coronel Paulo Renato Biacchi, ex-titular do Comando Rodoviário da Brigada Militar. Paiani garantiu que vai à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do RS e avaliará como divulgar o relatório mais tarde. As provas, segundo o ex-ouvidor, aparecem em balanço sobre a sua gestão, dividido em três partes: estatística, propostas e a denúncia.”

Fonte: A Nova Corja

0 comentários:

 
Compasso Político