Sorvete, sorvete e o sorvetão

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pensei nesta quarta-feira, em falar na origem do sorvete. Em contar a trajetória do mercador e viajante italiano, MARCO POLO. Pessoa que apresentou ao mundo a receita da sobremesa mais pedida no verão e também, quista no inverno. Isso, quando POLO foi à China, em uma viagem de 24 anos ao extremo Oriente, junto a seu pai e seu tio.

Na sua volta à Europa, em uma passada pela França, ele negociou a receita com a rainha francesa, que lhe pediu que ensinasse a seu cozinheiro a fórmula. O cozinheiro teve sua língua cortada, para que não divulgasse a receita e sua residência passou a ser a masmorra do castelo real.

A fórmula depois divulgada consistia na junção de frutas, por exemplo, a uva com a neve.

No entanto, continuo pensando em falar no sorvete, mas não quanto a MARCO POLO. E sim, sobre a expressão “sorvetão”. Sorvetão é aquela pessoa boba, desligada, o antigo bocomoco­, como era dito e tinha até comercial. Entretanto, hoje, não tem mais o tal comercial, porém, o que há de bocomoco, o que há de leva e trás... É uma coisa de louco. E por falar em louco, que de burro não tem nada, na seqüência conto uma velha e amiga piada que me acompanha.

Mas essa ficará para um outro momento.

Até mais!

0 comentários:

 
Compasso Político